BAAR – BACILOSCOPIA / PESQUISA DE BK

por jul 28, 2022Exames

Material: Escarro/Catarro

Orientação para coleta: Ao acordar realizar lavagem interna da boca e gargarejo com água para retirar o excesso de saliva; estimular a tosse e coletar o escarro (catarro) no frasco estéril cedido pelo laboratório; evitar ao máximo a presença de saliva na amostra coletada. Levar a amostra ao laboratório no prazo de no máximo 2 horas.
Obs.: Caso o médico solicite mais de 1 amostra, colher uma a cada dia ou conforme a solicitação médica. Não armazenar as amostras para entrega-las juntas, entregar separadamente no laboratório na mesma manhã da coleta.
Caso necessário nova coleta, poderá ser solicitada.

Interpretação: As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem a descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação.
A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias (Tuberculose e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitorização de pacientes em tratamento com antimicobacterianos.
Mesmo com os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, a pesquisa por bacterioscopia para BAAR ainda representa um recurso importante para a detecção precoce e monitoramento terapêutico.